SharePoint

Skip Navigation LinksPágina Inicial

Serviços

O

BPO da SONDA coloca à disposição de seus clientes times completos de profissionais para cumprir com as chamadas “obrigações acessórias” impostas pelas legislações. A experiência adquirida com o desenvolvimento de sistemas fiscais de livros de escrituração e apuração de impostos além da criação de relatórios e arquivos magnéticos exigidos por diversos Órgãos Públicos é utilizada em favor dos clientes do BPO, o que vem simplificar bastante toda a atividade da área fiscal desses clientes dando-lhes tranquilidade na certeza do cumprimento correto das exigências legais.

Nos dias de hoje onde a tônica é a utilização da informática como instrumento para controle das informações e dos dados, a fiscalização dos impostos não ficou de fora dessa modernidade. Portanto, torna-se prático e vantajoso a junção de profissionais da área de tecnologia da informação com contadores, advogados e administradores para atender corretamente às autoridades com as inúmeras informações e dados exigidos. É nesse contexto que a SONDA com sua área de BPO fiscal trabalha quando atende seus clientes dentro do projeto SPED do governo, extraindo, tratando, colocando no layout oficial e validando os dados fiscais nos diversos arquivos magnéticos criados em registros com conteúdo fiscal das empresas estabelecidas no país.

O serviço de BPO da SONDA conta também com o atendimento a notificações e intimações impostas pela fiscalização pontualmente para complementar dados de sua escrita fiscal e/ou contábil, como por exemplo a IN 86 do Ministério da Fazenda e o MANAD.


Atenta ao cenário nacional no que se refere ao ambiente tributário a que estão submetidas as empresas estabelecidas no Brasil, a SONDA se utilizando da expertise absorvida por anos no atendimento aos seus clientes no cumprimento das obrigações fiscais acessórias pelo seu serviço de BPO, resolveu expandir essa atividade de Business Process Outsourcing oferecendo ao mercado nacional a disponibilização de serviço completo dentro da atividade fiscal englobando todo o processo exercido pelo setor fiscal de uma empresa, desde a escrituração até a apresentação das obrigações fiscal da empresa contratante desse serviço de BPO Full.

A escrituração dos livros fiscais em atendimento às normas legais; apresentação em cada Unidade da Federação da Declaração de Apuração do ICMS; a elaboração das Guias de Informação e Apuração do ICMS-ST; a escrituração dos livros previstos pelas respectivas Prefeituras Municipais no cumprimento das demonstrações para o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN); a elaboração dos arquivos magnéticos previstos na EFD-ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital para o ICMS e o IPI) com utilização de sistemas próprios dos clientes ou utilizando sistemas ou extratores de dados desenvolvidos pela SONDA; apresentação de relatórios com detalhes das operações e prestações exercidas pelo cliente dentro de suas necessidades; eventuais atendimentos à fiscalizações pontuais a respeito de impostos indiretos; atualização da legislação aplicada ao ramo de atividade do cliente contratante; todas essas atividades sob a gestão de profissionais qualificados da SONDA podem ser prestadas dentro desse formato de serviço. Conheça o BPO Fiscal da SONDA!

A EFD –ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital – ICMS/IPI) são arquivos transmitidos ao fisco de forma digital constituindo-se de informações e dados extraídos da documentação fiscal dos contribuintes do ICMS e do IPI. Os Estados e a União através de suas legislações próprias, a serem cumpridas pelos seus contribuintes, exigem a entrega mensal desses arquivos magnéticos que compõem também a apuração do ICMS e do IPI além dos demonstrativos das operações fiscais praticadas pelo declarante. A EFD-ICMS/IPI, assinado digitalmente pelo representante legal do contribuinte, veio para substituir os Livros Fiscais obrigatórios de:

  • Registro de Entradas
  • Registro de Saídas
  • Registro de Apuração do ICMS
  • Registro de Apuração do IPI
  • Registro de Inventário de Mercadorias
  • e mais recentemente o livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque

A ECD é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital, também chamada de SPED-Contábil.

Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros:

  • I - livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • II - livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Estão obrigadas a transmissão, as sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.

O prazo de entrega, para as situações normais, a data-limite de entrega é até o último dia útil do mês de maio do ano subsequente ao ano-calendário a que se refira a escrituração.

A EFD - Contribuições trata-se de um arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, utilizado pelas pessoas jurídicas na escrituração e apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

Os documentos e operações da escrituração representativos de receitas auferidas e de aquisições, custos, despesas e encargos incorridos, serão apontadas no arquivo da EFD-Contribuições em relação a cada estabelecimento da pessoa jurídica. A escrituração das contribuições sociais e dos créditos será efetuada de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica.

O arquivo da EFD-Contribuições deverá ser validado, assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped, até o 10º dia útil do 2º mês subsequente.

Demonstrações dos dados contábeis e dos dados para a apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido além do chamado LALUR eletrônico são os componentes para a Escrituração Contábil Fiscal - ECF, que é o arquivo magnético entregue anualmente pelas empresas brasileiras à Receita Federal do Brasil.

Todo o desenvolvimento de ações, sistemas e processos para a extração das informações contidas nos registros contábeis das entidades, a complexidade da elaboração e organização dos dados exigidos pelo SPED-ECF para a inclusão no layout oficial do arquivo magnético e ainda a validação no programa validador e assinador do sistema do governo é o que está sendo colocado como serviços a serem prestados pelo BPO Fiscal da SONDA com pessoal próprio capacitado e experiente nas atividades contábeis de empresas estabelecidas no Brasil.

Recorrente

Prestação de serviços de consultoria mensal, na validação dos arquivos magnéticos definidos nas Instruções Normativas do Fisco, garantindo que as informações estarão geradas e validadas, podendo ser arquivadas pelas empresas, até a sua solicitação pelo Fisco.

Intimação

Prestação de serviços de consultoria, no atendimento aos termos das intimações Fiscais recebidas pelas empresas, como por exemplo, solicitação de entrega das informações de acordo com o leiaute da Instrução Normativa IN86 (ADE 25/2010).

Escopo atendido

  • Instrução Normativa IN86 (ADE 25/2010);
  • Instrução Normativa IN86;
  • MANAD.

Faça um contato conosco!